Notícias & Artigos

Quinta, 04 Abril 2024 12:50

Auditores aprimoram técnicas de auditoria em capacitação promovida pelo TCE-MT

A importância do aprimoramento das técnicas de auditoria de controle externo reside na garantia da transparência, eficiência e responsabilidade na gestão dos recursos públicos. Nesse sentido, o Tribunal de Contas de Mato Grosso - TCE-MT promoveu uma capacitação, de 2 a 5 de abril, com o objetivo de aprimorar essas habilidades para todos os servidores que atuam nas secretarias de controle externo. O curso foi realizado das 8h às 12h, na Escola Superior de Contas.

No primeiro dia de capacitação, os servidores receberam uma aula magna, com o tema “Avaliação de Políticas Públicas: uma nova fronteira para o Controle Externo e valor público para a sociedade”, ministrada pelo vice-presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro aposentado do TCE de Minas Gerais Sebastião Helvécio Ramos de Castro.

Nos demais dias, o curso foi ministrado pela especialista em Sistema Judiciário pela Universidade de Harvard, professora e pesquisadora do Centro de Estudos Europeus, Renata Ramos de Castro. Ela é também advogada, consultora jurídica e parecerista, com vasta experiência em Direito Público, suprimentos, ordenação territorial e planejamento público.

De acordo com a Presidente da Audipe, Simony Jin, o curso vai elevar as habilidades de todos os servidores envolvidos nas secretarias de controle externo e proporcionar ainda mais ferramentas necessárias para enfrentar os desafios complexos da auditoria. “A iniciativa do TCE-MT em capacitar seus servidores é um passo essencial para garantir a eficácia contínua do controle externo e, consequentemente, a proteção dos interesses públicos”, disse.

Temas como, a digressão histórica dos Tribunais de Contas, a sistematização, as organizações e as bases constitucionais e epistemológicas do Controle Externo, as normas brasileiras de auditoria do setor público, e o grau de maturidade das entidades fiscalizadoras, foram abordados ao longo da capacitação.

Sobre a Audipe

A AUDIPE – Associação dos Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas de Mato Grosso tem como sede administrativa sala anexa ao prédio do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Sendo uma entidade civil, autônoma e sem fins lucrativos, atuamos como representantes dos servidores do quadro efetivo do Tribunal de Contas de Mato Grosso pertencentes à carreira de Auditor Público Externo.

Contato

ASSOCIAÇÃO DOS AUDITORES PÚBLICOS EXTERNOS DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE MATO GROSSO (AUDIPE)

Rua Conselheiro Benjamin Duarte Monteiro, nº 01 - Edifício Marechal Rondon - Centro Político Administrativo
CEP 78.049-915, Cuiabá/MT.

Contato