Notícias & Artigos

Segunda, 01 Abril 2024 15:31

Auditores do TCE-MT participam da Reunião do Comitê Técnico sobre Concessões, Parcerias Público-Privadas e Privatizações dos Tribunais de Contas

Os Auditores de Controle Externo Simony Jin e Jefferson Bernardino, integrantes do Comitê Técnico sobre Concessões, Parcerias Público-Privadas e Privatizações dos Tribunais de Contas, participaram, nesta segunda-feira (01/04), da 1° Reunião Ordinária Presencial do Comitê Técnico. O encontro foi realizado em Recife-PE, na Sede do Tribunal de Contas de Pernambuco.

A Presidente da Audipe e Auditora do TCE-MT Simony Jin destaca um dos objetivos do comitê “é compartilhar experiências e entendimentos voltados para uma melhor atuação dos Tribunais de Contas na fiscalização e estruturação das licitações e contratos de Concessões e PPP’s, construindo um rol de boas práticas a serem adotadas”, afirmou Simony Jin.

Para o Auditor Jefferson Bernardino, essas reuniões são essenciais para manter atualizadas as melhores práticas, tendências e desafios relacionados às concessões, parcerias público-privadas e privatizações. “Por meio dessas reuniões, é possível trocar experiências com outros profissionais da área, aprender com casos de sucesso e discutir soluções para problemas comuns encontrados no exercício das atividades de controle externo”, disse.

Simony Jin destacou ainda o compromisso da Audipe em colaborar ativamente com os órgãos de controle e demais partes interessadas na elaboração e implementação dessas boas práticas e da capacitação dos auditores de controle externo para que seja possível uma atuação contributiva para esse setor tão importante para desenvolvimento da infraestrutura do país. Informou ainda que, a próxima reunião do Comitê Técnico sobre Concessões, Parcerias Público-Privadas e Privatizações dos Tribunais de Contas - CT PPP está prevista ser realizada no Tribunal de Contas de Mato Grosso - TCE-MT, logo na primeira quinzena de junho de 2024. 

O encontro contou com a abertura do Conselheiro Ranilson Ramos (TCE-PE), Presidente do CT-PPP e leitura da pauta pela Coordenadora do CT PPP, Noemi Falcão (TCE-PE). Na oportunidade, foram discutidos temas como a destinação dos recursos da outorga (Acórdão n° 245/23-TCU-Plenário) e vedação da inclusão de verba de fiscalização pela agência reguladora. Já na parte da tarde, os temas foram sobre Transporte público com a modelagem de tarifa zero para o usuário e Gestão dos sistemas informacionais do transporte coletivo.

O Comitê Técnico de Concessões, Parcerias Público-Privadas e Privatizações do Instituto Rui Barbosa (IRB) estuda e pesquisa métodos e procedimentos de controles, externo e interno, para promover o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades de controle na área de Concessões, Parcerias Público-Privadas e Privatizações.

Além disso visa incentivar e publicar, por meio físico e eletrônico, obras e trabalhos técnicos acerca de controle na área de Concessões, Parcerias Público-Privadas e Privatizações, bem como auxiliar o IRB na assistência técnica aos Tribunais de Contas acerca das atividades de controle na área de Concessões, Parcerias Público-Privadas e Privatizações. Outra finalidade é promover atividades de capacitação e encontros nacionais, bem como participar na elaboração e desenvolvimento de eventos promovidos por terceiros, na área de Concessões, Parcerias Público-Privadas e Privatizações.

 

Sobre a Audipe

A AUDIPE – Associação dos Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas de Mato Grosso tem como sede administrativa sala anexa ao prédio do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Sendo uma entidade civil, autônoma e sem fins lucrativos, atuamos como representantes dos servidores do quadro efetivo do Tribunal de Contas de Mato Grosso pertencentes à carreira de Auditor Público Externo.

Contato

ASSOCIAÇÃO DOS AUDITORES PÚBLICOS EXTERNOS DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE MATO GROSSO (AUDIPE)

Rua Conselheiro Benjamin Duarte Monteiro, nº 01 - Edifício Marechal Rondon - Centro Político Administrativo
CEP 78.049-915, Cuiabá/MT.

Contato