Notícias & Artigos

Quarta, 20 Março 2024 17:28

Audipe reitera Auditoria Operacional contra a violência de gênero durante 1° Encontro de Saúde Pública do TCE-MT

A Associação dos Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas de Mato Grosso (Audipe) reafirmou seu compromisso com a Auditoria Operacional como uma ferramenta crucial na batalha contra a violência de gênero. A apresentação ocorreu durante o 1° Encontro de Saúde Pública do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT). O encontro, focado no enfrentamento da violência contra a mulher, abordou o papel do controle externo na efetivação de políticas públicas para combater esses crimes.

O evento contou com autoridades de Mato Grosso como o Secretário Chefe da Casa Civil Fábio Garcia, Secretário de Estado de Educação Alan Porto, Deputado Eliseu Nascimento Presidente da Comissão de Segurança Pública da ALMT, Desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos Diretora da Escola de Magistratura de Mato Grosso, entre outros.

A Presidente da Audipe Simony Jin enfatizou a vontade de propor alguma solução e de contribuir com essa questão de todas as autoridades presentes, enquanto representantes dos poderes. “Eu fico contente que haja esse olhar, agradeço o nosso Presidente Sérgio Ricardo por ter apoiado essa ideia, essa auditoria que vamos realizar surgiu no dia da mulher, para nós mulheres foi presente que recebemos, poder ver algo concreto voltado para as mulheres”, disse Simony Jin

A Auditoria Operacional tem o intuito de fazer uma análise, um levantamento dos planos, programas e ações que estão sendo desenvolvidos no estado e nos municípios voltados contra a violência de gênero. "Em cima disso, queremos saber quais são os recursos que estão sendo alocados? Eles têm sido suficientes e eficientes para o resultado que se espera?Este é o papel do nosso Tribunal, de auxiliar o gestor com dados, proporcionando uma visão tanto do Estado quanto dos Municípios do que tem sido feito, de forma a contribuir para uma melhoria dessas políticas públicas, tornando elas mais eficazes. À primeira vista, com base nos dados apresentados que colocam Mato Grosso em primeiro lugar no ranking de feminicídios, percebemos que existe um problema e vejo que cada um de nós pode contribuir com essa questão, gerando uma melhoria da situação dessas mulheres", completou Simony Jin.

O debate será estendido durante todo o dia com diversas palestras, que estão sendo transmitidas ao vivo pela internet. Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=3-g2vj3uPI4


Proposta de Auditoria Operacional

No último dia 08 de março, a Associação dos Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas de Mato Grosso (Audipe) e o Tribunal de Contas de Mato Grosso assinaram uma proposta de Auditoria Operacional sobre a violência contra a mulher em Mato Grosso. O ofício foi levado em mãos pelo Presidente do TCE-MT, Conselheiro Sérgio Ricardo e assinado durante evento de comemoração do Dia da Mulher, na Escola Superior de Contas.

A Audipe vai contar com o apoio da Equipe de Inteligência do Gabinete Militar do Tribunal de Contas, sob responsabilidade do Coronel Hadassah Suzannah Beserra de Souza. Essa parceria tem o objetivo de unir forças para obter dados e informações técnicas científicas da situação de Mato Grosso em relação à violência contra a mulher, ou seja, conhecer a realidade de cada município.

Matéria completa sobre esse assunto

 
 

Sobre a Audipe

A AUDIPE – Associação dos Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas de Mato Grosso tem como sede administrativa sala anexa ao prédio do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Sendo uma entidade civil, autônoma e sem fins lucrativos, atuamos como representantes dos servidores do quadro efetivo do Tribunal de Contas de Mato Grosso pertencentes à carreira de Auditor Público Externo.

Contato

ASSOCIAÇÃO DOS AUDITORES PÚBLICOS EXTERNOS DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE MATO GROSSO (AUDIPE)

Rua Conselheiro Benjamin Duarte Monteiro, nº 01 - Edifício Marechal Rondon - Centro Político Administrativo
CEP 78.049-915, Cuiabá/MT.

Contato