Notícias & Artigos

Quarta, 06 Março 2024 11:27

Ministro do TCU debate Governança Pública no TCE-MT

A capacitação será realizada no auditório da Escola Superior de Contas e é voltada ao público interno.

 

Com a temática “Governança Pública - O desafio do Brasil”, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) promove, às 9h do próximo dia 11, palestra com o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes. A capacitação será realizada no auditório da Escola Superior de Contas e é voltada ao público interno.

De acordo com o conselheiro-presidente do TCE-MT, Sérgio Ricardo, a capacitação interna é o ponto de partida para expandir esse conhecimento aos municípios. “A Governança Pública é uma ferramenta fundamental para construção de políticas públicas que reduzam as desigualdades regionais em Mato Grosso. Então, ao investirmos na qualificação dos nossos servidores e colaboradores, estamos não apenas fortalecendo o Tribunal de Contas, mas também preparando uma base sólida para disseminar as boas práticas em toda a esfera municipal.”

O presidente ressaltou ainda que a Governança Pública é o alicerce fundamental para promover a eficiência, transparência e responsabilidade na gestão dos recursos e serviços públicos. A abordagem de começar internamente para depois expandir aos municípios, portanto, demonstra um compromisso com o aprimoramento contínuo e fortalecimento da gestão pública em todas as suas instâncias.

“Ao capacitarmos nossos profissionais, estamos capacitando também os agentes que atuam diretamente nos municípios, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos”, salientou Sérgio Ricardo.

A parceria com o TCU foi firmada recentemente, em reunião entre Sérgio Ricardo e Augusto Nardes, em Brasília. Na ocasião, o conselheiro-presidente destacou a importância da ferramenta para os gestores. “Temos 142 municípios, alguns riquíssimos, mas outros muito pobres. Não há outro caminho para que essa realidade mude que não seja a governança”, pontuou, acrescentando o pioneirismo no ministro na implementação e nas discussões sobre governança no Brasil.

 Secretaria de Comunicação/TCE-MT

Sobre a Audipe

A AUDIPE – Associação dos Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas de Mato Grosso tem como sede administrativa sala anexa ao prédio do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Sendo uma entidade civil, autônoma e sem fins lucrativos, atuamos como representantes dos servidores do quadro efetivo do Tribunal de Contas de Mato Grosso pertencentes à carreira de Auditor Público Externo.

Contato

ASSOCIAÇÃO DOS AUDITORES PÚBLICOS EXTERNOS DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE MATO GROSSO (AUDIPE)

Rua Conselheiro Benjamin Duarte Monteiro, nº 01 - Edifício Marechal Rondon - Centro Político Administrativo
CEP 78.049-915, Cuiabá/MT.

Contato