Notícias & Artigos

Quarta, 14 Junho 2023 11:41

Audipe homenageia servidores doadores de sangue e conta a história do auditor Marcelo Modesto, doador há mais de 20 anos.

No dia 14 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue, uma data dedicada a reconhecer e homenagear aqueles que fazem a diferença na vida de muitas pessoas através da doação de sangue.

Essa data foi estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue e incentivar mais pessoas a se tornarem doadoras.

A doação de sangue é um ato voluntário e altruísta que pode salvar vidas.

O sangue doado é essencial para o tratamento de pacientes com doenças graves, como câncer, anemia, acidentes traumáticos, cirurgias de grande porte, entre outras situações em que há necessidade de transfusão sanguínea.

No entanto, muitas vezes os estoques de sangue encontram-se baixos, o que pode comprometer o atendimento adequado às demandas da saúde.

Para a Associação dos Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas de Mato Grosso (Audipe), o dia de hoje também é uma oportunidade de agradecer e reconhecer os doadores que, por sua generosidade, salvam vidas e oferecem esperança para aqueles que enfrentam condições de saúde desafiadoras.

Contudo, ao abordar esse assunto, a Audipe não poderia deixar de enaltecer o trabalho do Auditor Público Externo, Marcelo Modesto, que há mais de 20 anos é doador de sangue no único banco público gratuito do Estado, o MT Hemocentro.

 

“Eu comecei a doar sangue na época em que eu servia o quartel, e uma pessoa estava precisando de sangue O negativo e eu era a única pessoa que tinha esse tipo sanguíneo no local, então, fiz a doação, me senti bem e muito feliz em poder ajudar alguém. Depois disso nunca mais parei”, contou ele, que juntamente com outras pessoas criou o projeto “Doadores nota 1.000”.

De acordo com Modesto, o objetivo do projeto é “motivar as pessoas para se programarem e comparecerem ao MT-Hemocentro durante o mês de dezembro para que haja no mínimo 1.500 (mil e quinhentas) coletas, para as quais os doadores receberão à cada doação uma camiseta da Equipe “Os Últimos” com a logomarca da sua Empresa impressa exclusivamente nas duas mangas dessas camisetas e serão incentivados a participarem da Corrida de Reis 2024, que além de estarem praticando exercício físico que faz muito bem a sua saúde, ainda estarão ajudando outras pessoas que precisam de doação de sangue”, disse ele, reforçando que qualquer empresa interessada pode participar do “Doadores nota 1.000”.

CONHEÇA MAIS A HISTÓRIA DO PROJETO

Em 2016, inicialmente com 50 (cinquenta) participantes, foi idealizada a equipe “Os Últimos” nascida de um desafio pessoal de participar da “Corrida de Reis” promovida anualmente pela TV Centro América; o grande desafio era “chegar... nem que fosse um dos últimos.”

Em 2017 surgiu a ideia da camiseta cujo mascote é uma tartaruga a qual representa a persistência, sem importar com a pressa de ser uns dos primeiros a terminar a prova, afinal, o desafio é pessoal. Nesse mesmo ano (2017) a equipe “Os Últimos” fez uma parceria com o MT - Hemocentro e passou a ter a logomarca nas camisetas; assim participou já em 2018 da Corridas de Reis, sendo que para essa corrida a equipe somou mais de 100 (cem) componentes.

Em 2018 foi realizado o Projeto “Doadores 500” cujo objetivo era de conseguir o número expressivo de 500 doadores para o mês de dezembro desse ano; objetivo alcançado graças à colaboração de Empresas que entenderam a necessidade de desenvolver nas pessoas o sentimento de solidariedade. Assim, em 2019 a Equipe “Os Últimos” participou com sucesso da Corrida de Reis, mas, o grande sucesso foi ter colaborado para o MT-Hemocentro alcançar a marca de 1.351 (um mil, trezentos e cinquenta e uma) doações em dezembro de 2019.

Em 2020 a pandemia da COVID 19 frustrou as nossas atividades e as nossas vidas, inclusive a realização da Corrida de Reis em janeiro de 2021, mesmo assim, em dezembro de 2020 o Projeto “Doadores Nota 1000” ultrapassou seu objetivo, alcançando a marca de 1.142 doações, graças à colaboração de Empresas Doadoras de Vida e de pessoas que se sensibilizaram com a imensa dificuldade de manter elevado o estoque de sangue do MT-Hemocentro durante todo o ano e principalmente no mês de dezembro.

Em 2021 a dificuldade em fidelizar doadores ainda continuou, assim retomamos o nosso projeto na busca de no mínimo 1000 (mil) doadores para o mês de dezembro, objetivo atingido com a colaboração de todas as pessoas que consideram de extrema importância a captação de doadores de sangue junto ao MT-Hemocentro.

Em 2022 ficamos próximo do objetivo (1000 camisetas) conseguimos próximo de 900 (novecentas) mesmo assim, o projeto foi um sucesso, os doadores independentes de ganharem ou não a camiseta prestou a sua solidariedade.

Contato do responsável pelo projeto, caso queira saber mais ou participar do “Doadores Nota 1000: 65 8122-5062 (Marcelo Modesto)

 

Sobre a Audipe

A AUDIPE – Associação dos Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas de Mato Grosso tem como sede administrativa sala anexa ao prédio do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Sendo uma entidade civil, autônoma e sem fins lucrativos, atuamos como representantes dos servidores do quadro efetivo do Tribunal de Contas de Mato Grosso pertencentes à carreira de Auditor Público Externo.

Contato

ASSOCIAÇÃO DOS AUDITORES PÚBLICOS EXTERNOS DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE MATO GROSSO (AUDIPE)

Rua Conselheiro Benjamin Duarte Monteiro, nº 01 - Edifício Marechal Rondon - Centro Político Administrativo
CEP 78.049-915, Cuiabá/MT.

Contato