Notícias & Artigos

Segunda, 20 Março 2023 20:59

Audipe apoia duas importantes campanhas de prevenção ao câncer que marcam o mês de março

Assessoria de Imprensa

Audipe

Estamos caminhando para a reta final do mês de março, contudo é importante lembrar de duas importantes campanhas que marcam esse mês.  Uma delas é a do “Março Lilás – Prevenção e combate ao câncer do colo uterino” e que chama atenção à saúde da mulher. Ela tem como objetivo, conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino, que é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Diante da importância da conscientização desse tipo de câncer, que pode ser evitado se descoberto na fase inicial, a Associação dos Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas de Mato Grosso (AUDIPE), reforça e contribui na divulgação da ação.

A associação lembra ainda, que conforme orientações médicas, a principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV (disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos), podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais.

MARÇO AZUL MARINHO – Prevenção contra o câncer colorretal

Já outra campanha de extrema relevância neste mês de março é a de prevenção contra o câncer colorretal, que tem sido muito frequente e atingido um número significativo de pessoas no País, com isso, a Audipe também contribui na divulgação da campanha Março Azul Marinho, visando à conscientização social.

O câncer de intestino, ou colorretal, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), aproximadamente 40 mil novos casos são diagnosticados por ano no Brasil, muitos deles relacionados a fatores evitáveis como má alimentação, tabagismo e inatividade física.

“São duas campanhas que nos trazem um alerta sobre a nossa saúde e que pode salvar pessoas, então, diante da sua relevância social, nós abraçamos e apoiamos essas duas campanhas em prol da vida”, afirmou o presidente da Audipe, Carlos Alexandre Pereira.

 

 

Sobre a Audipe

A AUDIPE – Associação dos Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas de Mato Grosso tem como sede administrativa sala anexa ao prédio do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Sendo uma entidade civil, autônoma e sem fins lucrativos, atuamos como representantes dos servidores do quadro efetivo do Tribunal de Contas de Mato Grosso pertencentes à carreira de Auditor Público Externo.

Contato

ASSOCIAÇÃO DOS AUDITORES PÚBLICOS EXTERNOS DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE MATO GROSSO (AUDIPE)

Rua Conselheiro Benjamin Duarte Monteiro, nº 01 - Edifício Marechal Rondon - Centro Político Administrativo
CEP 78.049-915, Cuiabá/MT.

Contato