Notícias & Artigos

Quinta, 04 Fevereiro 2021 16:53

Dia Mundial do Câncer – Estudo técnico de auditor do TCE/MT faz alerta para poderes públicos sobre diagnostico e tratamento rápido para a doença

Assessoria de Imprensa
Audipe

Hoje, dia 04 de fevereiro, é celebrado o Dia Mundial do Câncer, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a gravidade dele e fazer com que toda a sociedade discuta este assunto, com a principal missão de ajudar a controlar esta doença que mata milhões de pessoas, anualmente, no mundo.

Para a Associação dos Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (Audipe) essa preocupação e cuidados com a prevenção devem ser constantes, tanto que sua diretoria dá destaque a um estudo técnico desenvolvido pelo auditor público do TCE/MT e também diretor da associação, Vitor Pinho.

“Esse estudo nos revelou que os números de casos de câncer, em especial os de mama são alarmantes e crescentes em Cuiabá e no estado de Mato Grosso”, afirmou Pinho.

Após a conclusão do estudo técnico, o material foi levado ao conhecimento dos poderes públicos estadual e municipais mato-grossenses e informado de que  o diagnóstico de neoplasia (câncer) maligna de mama deve ser realizado no máximo em 30 dias para se detectar a doença e para rápido tratamento.

“O estudo oferece às autoridades sanitárias/administrativas estaduais e municipais e à sociedade em geral, de forma preditiva, conhecimento e segurança jurídica sobre responsabilidades e deveres observáveis por agentes públicos em relação à realização dos exames necessários ao pleno e tempestivo diagnóstico de casos de câncer maligno de mama”, diz trecho do documento técnico.

Respaldado por inúmeros dados coletados pelos auditores do TCE/MT, o estudo revela que, conforme dados da BBC News Brasil de 30 de setembro de 2020, em 2019 a espera por diagnóstico de câncer chegava a 200 dias no Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 60% das mulheres atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) chegam aos consultórios com tumores avançados, com tamanho a partir de 2cm a 3 cm, com menos chance de cura, isso porque existe uma demora em diagnosticar, realizar e receber o resultado da biópsia.

Na oportunidade, o presidente da Audipe, Carlos Pereira, parabenizou o trabalho realizado pelo diretor e auditor do TCE/MT. “Foi um grande trabalho que irá trazer muitos benefícios para a população, já que ele é de conhecimento hoje dos poderes públicos que devem agilizar o diagnóstico e o tratamento da doença”, afirmou.

DADOS LEVANTADOS

O estudo técnico dos auditores revela que a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), em levantamento realizado em março de 2020, apontou que “apenas 46,2% das mulheres entrevistadas realizaram a mamografia uma vez ao ano (o mais recomendável pelos mastologistas) e que 27% nunca realizaram o exame. Ainda segundo esse levantamento, entre as barreiras para as mulheres não realizarem os exames, consta a dificuldade de acesso (64,9% das entrevistadas apontaram essa barreira)”, informa o estudo, apontando ainda que “segundo dados do INCA, em 2020 houve 66.280 novos casos de câncer mamário feminino no Brasil, o que representa 29,7% de todos os tipos de câncer que atingiram mulheres nesse período. Ainda de acordo com o INCA, em 2018 17.572 brasileiras faleceram em decorrência de tumor primário maligno na mama, número equivalente a 16,4% do total de óbitos por câncer que atingiram mulheres nesse período”.

Já para 2020, o INCA estima 560 novos casos de câncer mamário feminino no estado de Mato Grosso, dos quais 160 ocorreriam somente em Cuiabá. Os números correspondem a uma taxa bruta de 33,04 casos para cada 100 mil mulheres mato-grossenses e de 50,93 casos para cada 100 mil mulheres na capital.

Para finalizar, o estudo conclui que “por todo o exposto, é dever inafastável do Estado e das Prefeituras em Mato Grosso dar concretude ao comando da Lei Federal 12.732/2012 (art. 2º, § 3º), em relação à obrigação de realização, em no máximo 30 dias, dos exames necessários ao pleno e tempestivo diagnóstico de casos de câncer maligno, em especial o de mama, maior causa de incidência nas mulheres mato-grossenses, no contexto das neoplasias malignas”.

Sobre a Audipe

A AUDIPE – Associação dos Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas de Mato Grosso tem como sede administrativa sala anexa ao prédio do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Sendo uma entidade civil, autônoma e sem fins lucrativos, atuamos como representantes dos servidores do quadro efetivo do Tribunal de Contas de Mato Grosso pertencentes à carreira de Auditor Público Externo.

Contato

ASSOCIAÇÃO DOS AUDITORES PÚBLICOS EXTERNOS DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE MATO GROSSO (AUDIPE)

Rua Conselheiro Benjamin Duarte Monteiro, nº 01 - Edifício Marechal Rondon - Centro Político Administrativo
CEP 78.049-915, Cuiabá/MT.

Contato